IBMP já produziu 2,2 milhões de testes moleculares para diagnóstico da Covid-19

por / Segunda-feira, 08 Junho 2020 / Categoria Acontece

Nesta semana o Instituto de Biologia Molecular do Paraná completa a entrega ao Ministério da Saúde (MS) por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 2,2 milhões de testes moleculares (RT-PCR) para o diagnóstico da Covid-19 produzidos em sua planta de produção em Curitiba (PR). A distribuição aos laboratórios centrais de referência encontra-se a cargo do MS, através da Fiocruz.

A iniciativa faz parte da estratégia do Ministério da Saúde – Confirma COVID-19 – e visa atender ao aumento da demanda pelos testes de acordo com o protocolo de RT-PCR em Tempo Real, padrão ouro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diagnóstico do vírus Sars-CoV-2.

Até o mês de setembro, a Fiocruz irá produzir 11 milhões de testes moleculares para o Ministério da Saúde. O fornecimento de testes começou no início do mês de março.

Kit de diagnóstico molecular – O diagnóstico molecular tem como objetivo identificar um fragmento do genoma do coronavírus. As amostras respiratórias são coletadas através de um aspirado da nasofaringe, ou coleta com swab triplo, e encaminhadas aos laboratórios para testagem. Nos laboratórios é feita a extração e purificação do material genético e, em seguida, estes utilizam kit de detecção. O kit produzido pela Fiocruz e pelo IBMP é composto por insumos que permitem uma amplificação exponencial do alvo investigado (o SARS-COV2). A técnica utilizada é a PCR em tempo real: os laboratórios preparam os reagentes de acordo com as instruções do kit e com os treinamentos realizados, adicionam o material extraído e podem acompanhar no equipamento, em tempo real, se há presença ou ausência desses alvos referentes ao coronavírus.

Desde o mês de janeiro, o IBMP se preparou para atuar no enfrentamento da Covid-19.  Sua área de desenvolvimento tecnológico participou ativamente, juntamente com Bio-Manguinhos do desenvolvimento de um teste nacional.

Em Curitiba, a trajetória de cooperação com o Lacen-PR, uma sólida parceria que tem sido relevante desde o processo de desenvolvimento do kit nacional, destaca a condição do Lacen-PR dentre os mais qualificados do Brasil.  Hoje o IBMP também atua no apoio à Sesa e ao Lacen auxiliando a aumentar a capacidade no campo da execução de testes durante o período da pandemia.

TOP