IBMP

Fique por dentro

IBMP marca presença no 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública Coletiva

Pesquisadores do Instituto de Biologia Molecular do Paraná participaram de conferências, painéis, mesas-redondas e palestras do 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública Coletiva. O evento promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) foi realizado nos dias 15 e 16 de julho, totalmente em plataforma virtual devido à pandemia de Covid-19.

Na cerimônia de abertura, o diretor presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa afirmou que a realização do congresso neste momento é importante, pois a humanidade atravessa um grave momento de sua história, com milhões de mortes e o congresso promove debates que possibilitam criar, criticar e trazer soluções. “Neste momento a ciência, a vida e a justiça precisam falar mais alto. É o momento de valorização do SUS. É o momento de discutir a partir da ciência, do conhecimento e do acúmulo científico e das formas justas de vida, os temas bem mais amplos, o chamado Conceito Ampliado de Saúde, que trata de direito à vida, direitos constitucionais”, destacou o diretor.

No dia 15, Barbosa, foi um dos convidados para debater o tema: Produção Científica, Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação em Saúde. Também participaram da mesa redonda o diretor da Fiocruz- Paraná, Bruno Dallagiovanna, o diretor da Fundação Araucária, Márcio Spinosa, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabian Bordon Trelha.

O diretor destacou que o IBMP vem investindo em produção científica destinada a atender as demandas de Saúde Pública e citou o pioneirismo da Instituição no desenvolvimento e na produção do kit para diagnóstico para identificar o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Em parceria com a Fiocruz, o Instituto produziu e entregou ao Ministério da Saúde 2,2 milhões de testes.

Barbosa ressaltou a resposta emergencial da equipe do IBMP em outras frentes de enfrentamento à pandemia. Em tempo recorde o Instituto estruturou a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 que funciona provisoriamente como um laboratório para processar amostras de pacientes com suspeita de Covid-19.

No dia 16 de julho, os congressistas participaram de minicursos e lançamentos de livros e revistas científicas. O encerramento do evento será às 20 horas com a revelação dos autores vencedores do 5º Prêmio Inova Saúde Paraná.

×