Linha do Tempo

1999

Firmada parceria entre a Fiocruz e o Governo do Estado do Paraná, por intermédio do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR)

2001

Criação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

2006

Assinado Acordo de Cooperação Científica entre IBMP, Fiocruz, Hemobrás e Tecpar para implantação do teste molecular NAT na hemorrede brasileira, com o objetivo de evitar a transmissão dos vírus HIV e HCV (hepatite C).

2007

Aprovado o projeto que propõe a instalação da Fiocruz Paraná no campus Tecpar, nas mesmas instalações ocupadas pelo IBMP.

2008

Criação do INCT Saúde.

2009

Concluída a construção da Planta de Desenvolvimento e Produção de Insumos para Diagnóstico. É inaugurada a Fiocruz Paraná.

2011

IBMP recebe certificação em Boas Práticas de Fabricação pela Anvisa. IBMP recebe encomenda Tecnológica do Ministério da Saúde e dá início ao Projeto Cegonha, com financiamento da Finep.

2012

IBMP recebe encomenda Tecnológica Ministério da Saúde e dá início ao Projeto Sepsis, com financiamento da Finep. IBMP dá início ao Projeto Microarranjo, com financiamento do BNDES.

2013

Portaria ministerial nº 2.712, de 12 de novembro de 2013, define como obrigatória a utilização do Kit NAT HIV/HVC em hemocentros públicos e privados do Brasil.

2014

IBMP incorpora ao Kit NAT teste molecular para detecção do vírus HBV (hepatite B).

2015

IBMP dá início ao Projeto Doenças Negligenciadas, com financiamento do BNDES.

TOP