Validação do produto

Está em curso a validação do produto numa plataforma de PCR portátil em conjunto com um método de preparação da amostra compatível, para uso em locais com pouca infraestrutura (“point of care”).

Malária

A malária é uma doença que afeta milhões de pessoas em mais de 90 países ao redor do mundo. Estima-se que ocorram de 300 a 500 milhões de novos casos por ano, com quase 40% da população mundial vivendo em áreas de risco. No Brasil, dados de 2003 apontam para pouco mais de 400 mil casos por ano (Manual de Diagnóstico da Malária do Ministério da Saúde, 2009). Sabe-se que dois dos principais fatores para redução da taxa de mortalidade são o diagnóstico precoce seguido de uma terapia eficaz. É na melhoria do diagnóstico que este projeto se insere.


O objetivo é desenvolver um teste para auxiliar no diagnóstico da malária através da detecção do DNA do seu agente causador. Assim, foi dada prioridade para detecção dos parasitos que circulam no Brasil: Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax. Entretanto, foram obtidos resultados também para a detecção de P. malariae e P. ovale.


Iniciado em 2011, como uma colaboração entre IBMP, Fiocruz, CDC (EUA) e Instituto Nacional de Saúde (Moçambique), em 2015, o projeto ganhou novos parceiros, incluindo o Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (CEPEM- Rondônia) e uma nova equipe. Em 2018, finalizou o desenvolvimento da reação para uso nos equipamentos de bancada. Alguns dos dados do desenvolvimento da reação foram recentemente aceitos para publicação no Journal of Molecular Diagnostics.

Saiba mais sobre

este produto

Entre em contato com a equipe do responsável pelo desenvolvimento do produto e seja um parceiro.

TOP