IBMP: 15 anos de inovação em Saúde

Criado em 2001 por meio de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Governo do Estado do Paraná, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBPM) atua em pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de insumos e kits de diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, é responsável pela produção e pelo fornecimento a Bio-Manguinhos, da Fiocruz, do módulo de amplificação do Kit NAT HIV (Aids), HCV (hepatite C) e HBV (hepatite B). O teste molecular garante a segurança transfusional da hemorrede brasileira e já foi aplicado a mais de dez milhões de bolsas de sangue. Ao longo de sua trajetória de 15 anos, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), colaborando com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país e com o abastecimento da rede pública de saúde com produtos seguros e de qualidade.

Planta de Desenvolvimento e Produção de Insumos

Inaugurada em 2009, a Planta de Desenvolvimento e Produção de Insumos para Diagnóstico consagra a atuação do IBMP no Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Fruto de um plano estratégico apresentado pelo IBMP ao Ministério da Saúde para a nacionalização de novas tecnologias, o espaço conta com uma área de 2.200 m2 e dispõe de modernos laboratórios em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), incluindo um laboratório de prototipagem de 250 m2. A capacidade científica e tecnológica do IBMP sustenta-se não só por seus laboratórios e equipamentos de ponta, mas sobretudo pelos recursos humanos altamente qualificados nas áreas de Gestão, Produção, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia e Logística. Com um corpo técnico formado por mais de cem mestres e doutores, o Instituto desenvolve ciência de excelência e acumula inúmeras publicações em periódicos científicos indexados no Brasil e no exterior.

Missão

Desenvolver, assimilar, compartilhar e disponibilizar tecnologias e produtos em saúde, mediante o desenvolvimento integrado de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem à geração de soluções que contribuam para a dinâmica nacional de inovação em saúde e para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.



Visão

Ser referência no desenvolvimento de Biotecnologias para Saúde, atuando com qualidade, excelência, sustentabilidade e empreendedorismo no desenvolvimento, inovação e produção tecnológica, a serviço da melhoria das condições de saúde da população, sendo reconhecido pela sociedade brasileira por apresentar, permanentemente, soluções tecnológicas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país e a redução da dependência estratégica neste setor.

TOP