IBMP

Fique por dentro

Coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus visita laboratório para diagnóstico da Covid-19 do IBMP

O diretor presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, recebeu o coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, deputado estadual Michele Caputo na última sexta-feira (20).

“Nesta visita, constatamos aquilo que todos já estamos sabendo que é o recrudescimento da covid-19 no Paraná. O IBMP teve que fazer aquisição de mais máquinas, contratar mais pessoal, estão trabalhando 24 horas por dia, de domingo a domingo, em três turnos de trabalho, para conseguir atender a demanda crescente por exames nos últimos dias”, relatou o deputado.

Atualmente a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, implantada em Curitiba/PR por meio de uma parceria entre o IBMP, a Fiocruz e o Tecpar, é responsável por 60% dos exames realizados no Paraná. “A cada cinco exames RT/PCR no Estado, três são realizados nesta unidade. Isso contando rede pública e privada. Por isso, precisamos enaltecer muito o trabalho que vem sendo feito aqui”, destacou Caputo.

Há duas semanas o Paraná vem registrando um aumento súbito no número de casos e mortes por covid-19. A demanda do laboratório teve um salto enorme, comparável à primeira onda. Nos últimos dias a Unidade tem recebido um número expressivo de amostras de pacientes.

Segunda onda – Além do maior volume de casos suspeitos, outro fator que também preocupa é a alta taxa de positividade das amostras. “Em Curitiba, a positividade alcançou 56% semana passada, ou seja, de cada 10 exames que chegam no laboratório quase seis são positivos para o coronavírus. Contando o Estado todo, 46%, quase metade dos exames foram positivos”, afirma Barbosa. No pico da pandemia essas taxas não eram maiores que 30% – 35%.

Na última quinta-feira (19), mais de nove mil amostras de pacientes com suspeita de Covid-19 chegaram à unidade. Até então a capacidade de processamento era de cinco mil exames por dia.

O laboratório conta com dez plataformas de processamento e análise de amostras. Nesta semana entram em início de funcionamento mais dois equipamentos que vão permitir que a capacidade de análise suba, nos próximos dias, de cinco para aproximadamente 8 mil amostras por dia.

×