IBMP

Fique por dentro

Projetos do IBMP são selecionados no edital produtos inovadores do Programa Inova Fiocruz

Duas das 24 propostas selecionadas na 2ª Rodada do Edital Produtos Inovadores do Programa Inova da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A iniciativa tem como principal objetivo fomentar projetos que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produtos para a sociedade, em todas as áreas de atuação da Fiocruz.

A proposta “Desenvolvimento de Instrumento de Baixo Custo para Aplicação de Teste Diagnóstico Molecular no Conceito Point-of-Care / Lab-ona-Chip”, está inserida em um projeto que já desenvolveu os primeiros protótipos e tem como objetivo a construção de um equipamento que vai adequar e simplificar a utilização do diagnóstico molecular de doenças em pontos de atendimentos. O trabalho é coordenado pelo pesquisador Lucas Blanes, com uma equipe formada pelos pesquisadores Gustavo Morello, Dalila Zanette, Mateus Aoki e o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabrício Marchini.

“TriFlex BCR-ABL e DualQuant BCR-ABL: Biologia molecular para detecção e quantificação do transcrito BCR-ABL em pacientes com leucemia” é o título da segunda proposta do IBMP comtemplado pelo edital. O projeto, coordenador pelo pesquisador Mateus Aoki, possibilitará determinar a porcentagem de células leucêmicas dentro do padrão internacional e com isso acompanhar a evolução do paciente ao tratamento.

×