IBMP

Fique por dentro

Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 chega a 1 milhão e meio de testes realizados

A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 implantada pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em parceria com a Fiocruz e o Tecpar, atingiu no dia 9 de março a marca de 1,5 milhão de testes RT-PCR realizados.
A Unidade opera com capacidade de realização de 11 mil testes por dia e para dar conta da demanda, foram contratados aproximadamente 140 profissionais que se revezam em três turnos para manter o laboratório em funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
O teste RT-PCR é padrão ouro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diagnóstico do vírus Sars-CoV-2. Atualmente, seis em cada dez testes RT-PCR realizados no Paraná são processados nesta Unidade que foi instalada em abril de 2020 no Parque Tecnológico da Saúde, em Curitiba.
A Unidade iniciou as operações com capacidade de processamento de 1 mil testes/ dia. Com a instalação de oito novas máquinas, em junho (primeiro pico da pandemia) a capacidade de processamento foi ampliada para 5 mil testes/ dia, e com a instalação de mais 2 máquinas de ultra processamento, em janeiro de 2021 a Unidade atingiu a capacidade de 11 mil testes/ dia.
As amostras chegam à Unidade por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), das 22 regionais de saúde do Paraná e também pelo município de Curitiba. Os resultados são disponibilizados no Sistema GAL do Ministério da Saúde em até 48 horas. Embora a maioria das amostras analisadas sejam do Estado do Paraná, a Unidade também processou testes para outros estados de forma emergencial.

×