IBMP

Fique por dentro

IBMP é destaque na comemoração dos 20 anos de atuação da Fiocruz no Paraná

A semana de comemoração dos 20 anos de atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná movimentou Curitiba entre os dias 05 e 09 de agosto. O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) fez parte dessa história e participou ativamente das ações, que incluíram eventos de divulgação científica, fóruns de discussão e a comemoração dos 10 anos de inauguração de sua planta de produção.

Na segunda-feira, dia 05, os colaboradores do IBMP se reuniram no auditório do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em uma cerimônia que marcou a celebração de uma década de existência da planta de produção do Instituto, marco do atual IBMP. Além da participação do presidente do Tecpar, Jorge Callado, e do diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), Bruno Dallagiovanna, o evento contou com a presença do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mário Moreira, pioneiros na criação do Instituto. Junto com o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, eles homenagearam os colaboradores que fizeram a história do Instituto nesses 10 anos de trajetória.

De 06 a 09 de agosto, as ações do IBMP foram apresentadas à população no Portão Cultural, que abrigou uma grande exposição aberta ao público e que trouxe, pela primeira vez para a região Sul do país, o projeto Ciência Móvel, do Museu da Vida da Fiocruz. A iniciativa foi promovida em parceria com o ICC e recebeu uma média mil pessoas por dia. “Apresentamos ao público nossa atuação com o objetivo de reforçar para a comunidade a importância do trabalho do cientista e da contribuição do IBMP para a saúde”, resumiu a colaboradora Mariely Estrela, uma das idealizadoras da atividade juntamente com as colaboradoras Priscila Zanette e Priscila Beraldo.

Simultaneamente, a reunião do Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz, foi realizado nos dias 07 e 08 o campus do Tecpar. O diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa, foi um dos convidados do encontro e apresentou o portfolio do Instituto aos presentes. Participaram cerca de 30 representantes de diferentes unidades, destacando-se todos os diretores de Unidades regionais da Fiocruz, que foram também saudados pela presidente da instituição, Nísia Trindade Lima.

Para fechar a programação, o ICC promoveu uma solenidade para comemorar os 20 anos de atuação da Fiocruz no Paraná. Em sua fala durante a cerimônia, Pedro Barbosa, reafirmou a missão do Instituto. “Esse momento é um momento de emoção. Essa semana tivemos aqui uma atividade específica do IBMP, comemorando 10 anos da planta de produção, nesse processo de implantação, vida e desenvolvimento da Fiocruz no Paraná. Falei da importância desses momentos para efeito de comemorarmos, que significa rememorarmos, consolidarmos, mas acima de tudo, projetarmos, compartilharmos e mostrarmos que a Fiocruz no Paraná existe por conta de um conjunto de parcerias, fazendo com que o DNA da Fiocruz, desde Oswaldo Cruz, se prolifere aqui”, declarou. “Essa comemoração significa um marco, um balanço. Preciso destacar também a importância de termos instituições, da importância de termos espaços de geração de conhecimento, construídos pelos desafios que a sociedade nos coloca e a qual devemos responder”, concluiu Pedro. Além da presidente da Fiocruz, do diretor do ICC e do presidente do Tecpar, a mesa da cerimônia foi composta pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do pesquisador da Fiocruz, Samuel Goldenberg, diretor fundador do Instituto Carlos Chagas. Também participaram do evento, o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona e os dirigentes do Instituto Pasteur Montevidéu, o que possibilitou interações para a realização de acordo de cooperação.

×