IBMP

Saiba mais sobre

Organização Institucional

Estrutura de Gestão

Assembleia

Fiocruz

Tecpar

Paraná

Conselho de Administração

Nísia Verônica Trindade

Presidente do Conselho

Nísia Verônica Trindade

Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (2017 - atual).

Doutora em Sociologia (1997) e Mestre em Ciência Política (1989) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ - atual IESP).

Foi Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016) e diretora da Editora Fiocruz (2006-2011). É pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz e professora de Pós Graduação do Programa de História das Ciências e da Saúde. É também professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Sociologia do IESP/UERJ e professora adjunta de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

É hoje sócia titular do IHGB (2020), membro titular da ABC na categoria Ciências Sociais (2020) e da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento -TWAS- (2021).

Assumiu a Copresidência da Rede de Saúde para Todos da UNSDSN (2019) e do Grupo Diretor de Recuperação Econômica para aconselhar sobre o desenvolvimento de um Roteiro de Pesquisa das Nações Unidas para a Recuperação COVID-19 (2020). É membro da Comissão Lancet de Covid-19 (2020) e do Conselho da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias CEPI (2021).

Mario Santos
Moreira

Conselheiro

Mario Santos Moreira

Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz.

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra em Portugal (2015/16). Mestre em Gestão da Inovação e Tecnologia pela Sussex University no Reino Unido (2005), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP Fiocruz (2003). Especializado em Marketing pela COPPEAD/UFRJ, MBA (1997). Especializado em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública – FGV (1993). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1986).

Atuou em vários cargos gerenciais (finanças, orçamento, planejamento) e em assessoria de direção no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (1982/94). Na Fiocruz (1994 – atual) no cargo de Analista de Gestão em Saúde, atuou em cargos de gerencia e direção do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, atuou na direção (vice-diretor de gestão e desenvolvimento institucional) do Instituto Carlos Chagas e principal executivo do IBMP.

Possui ampla experiência na área de Gestão e Desenvolvimento Institucional, atuando principalmente sobre gestão pública, desenvolvimento tecnológico e inovação em produtos para saúde, gestão de tecnologia e inovação, transferência de tecnologia.

Jorge Augusto Callado Afonso

Conselheiro

Jorge Augusto Callado Afonso

Diretor Presidente do instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

É Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Limnologia pelo CRBIO-07 (2018). Especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental pelo CRBIO-07 (2018).

Foi Diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA-Instituto das Águas do Paraná (2003-2010), Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos SEMA-PR (2004-2005), Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010), Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente CEMA (2010). Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (2010). Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos CERH (2010). Presidente do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas (2010). Superintendente do IBAMA no estado do Paraná (2012-2015). Assessor Técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017). Assessor Técnico da Diretoria da Itaipu Binacional (2017-2018) Diretor Superintendente do Parque Tecnológico ITAIPU (2018-2019).

É Vice- Presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná CRBIo-07, Conselheiro de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Conselheiro do CNPQ e Conselheiro Estadual de Meio Ambiente (2008-Atual).

Michel Jorge
Samaha

Conselheiro

Michel Jorge Samaha

Assessor de Gabinete - SETI

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1990). É especialista em Direito Tributário e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994). Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017), com estágio doutoral na Universitat Autónoma de Barcelona - Espanha (2016-2017).

Desenvolve pesquisas em Economia Política, Economia Comparada e Sociologia Econômica é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Estado do Paraná.

Marco Aurélio
Krieger

Conselheiro

Marco Aurélio Krieger

Vice-Presidente da Fundação Oswaldo Cruz.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).

Atualmente é Pesquisador Sênior da Fundação Oswaldo Cruz, com experiência na área de Genética, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, expressão gênica, genômica funcional, diferenciação celular e uso de técnicas de Biologia Molecular para o desenvolvimento de insumos para testes diagnósticos.

Conselho Fiscal

Charles da Silva Bezerra

Presidente do Conselho Fiscal

Murilo Alencar Souza Oliveira

Conselheiro

Emerson Bustos
Tozi

Conselheiro

Diretoria

Pedro Ribeiro Barbosa

Diretor
Presidente

Pedro Ribeiro Barbosa

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993) e Doutor em Saúde Pública (2009) - Tese: " Inovação em Serviços de Saúde: dimensões analíticas e metodológicas na dinâmica de inovação em hospitais " - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ENSP-Fiocruz.

Foi Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP/Fiocruz ( 2001 - 2009), Diretor Executivo (CEO) da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde - FIOTEC (Fundação de Apoio a Fiocruz) - (1998-2002 e 2006-2009), Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz (2009 - 2017) e Especialista conselheiro da iniciativa Todos pela Saúde no enfrentamento da Pandemia Covid-19/Itaú-Unibanco (2020 -2021).

Atualmente é Conselheiro do Instituto Todos pela Saúde/ITpS (2021 - Atual); Vice-Presidente Conselheiro da 4LifeLab/Portugal (2021 - Atual ) e Diretor-Presidente (CEO) do IBMP ( 2017 - Atual).

Meila Bastos de Almeida

Diretora de Desenvolvimento Institucional

Marcos da Silva Freire

Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Cristina Reinert

Gerente da
Qualidade

Cristina Reinert

Graduada em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas, Farmácia Industrial e Alimentos (1999). Especialização em Análises Clínicas com ênfase na interdisciplinaridade (1999), Mestrado em Farmácia pela USP (2004) e Doutorado em Farmácia pela USP (2006). Especialização em Gestão da Qualidade pela UFPR (2009).

Desde de 2006 no IBMP, iniciou suas atividades como Gerente de Garantia da Qualidade e, a partir de 2012, assumiu também o Controle de Qualidade. Responsável pela implantação e gerenciamento do Laboratório de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 (2020-2022), com mais de 3,5 milhões de testes realizados, sendo a unidade do Brasil com maior testagem para o SUS.

Fabricio Marchini

Gerente de
Desenvolvimento Tecnológico

Ana Carolina Lopes

Coordenadora
Executiva

Ana Carolina

Graduada em Administração de Empresas e Tecnologia em Química Ambiental, possui Mestrado em administração e Msc internacional em Gestão Estratégica de Projetos. 

Atua há mais de 20 anos na gestão estratégica e acompanhamento de desempenho e resultado de empresas, projetos e organizações de transformação social. 

Está no IBMP desde 2018 dedicando-se incialmente à gestão da área de desenvolvimento tecnológico e hoje atua junto a à Diretoria na Coordenação Executiva do instituto.

Maykon Luiz Costa

Gerente de
Operações Corporativas

Maykon Luiz Costa

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado em Administração, em nível de Especialização, com área de concentração em Gestão da Produção, pela UNIFAE e bacharel em Ciências Econômicas pela FAE.

Como Gerente de Operações Corporativas do IBMP é responsável pelas áreas de Administração e Finanças, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Logística e Suprimentos, Engenharia e Manutenção e Tecnologia da Informação.

Raquel Souza

Gerente de
Inovação e Assessoria Jurídica

Raquel Souza

Graduada em Serviço Social pela Universidade Gama Filho (1983) e Extensão em Inovação e Direitos de Propriedade Intelectual pela Copenhagen Business School (2021). Possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, pela Universidade Positivo (PR)

Atualmente, é Gerente de Inovação & Assessoria Jurídica do IBMP, atuando nas áreas de contratos, informações gerenciais, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, gestão de projetos e gestão de inovação.

Viviane Goes

Gerente de
Produção

Viviane Goes

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Especialização em Gestão da Qualidade de Produtos de Processos pela PUC-PR (2009).

Desde 2012, é Gerente de Produção de Insumos para Diagnóstico Molecular no ibmp. Entre 2009 e 2012, foi Gerente de Controle de Qualidade. 

Lucas Rossetti

Gerente de
Desenvolvimento de Negócios

Lucas Rossetti

Graduado em Biomedicina com habilitação em análises clínicas, é MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Possui mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de negócios e inteligência de mercado em indústrias de base biotecnológica. 

Em sua trajetória, destaca-se a atuação como especialista em Desenvolvimento de Negócios em Bio-Manguinhos, instituto da Fundação Oswaldo Cruz e seus mais de 07 anos dedicados à Gerência de Desenvolvimento de Negócios no IBMP.