IBMP

Fique por dentro

IBMP recebe representantes da Opas para avaliar Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná recebeu nesta quarta-feira (2/9) a visita de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A visita técnica foi realizada com o intuito de conhecer a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, implantada em maio deste ano como resposta ao enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Os representantes da Opas, Octavio Fernandes e Rafael França, foram recebidos pelo gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Fabricio Marchini, e pela supervisora da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, Tahiana Brandalize, que mostraram a infraestrutura do Unidade e os procedimentos adotados deste o recebimento de amostras até a entrega dos resultados. De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) o IBMP tem sido responsável pela testagem de cerca de 60% do total do Paraná. Até a última semana (28/08) foram realizados 303.846 testes na Unidade.

A visita faz parte da articulação do Governo do Paraná com a Opas em ação que avalia e analisa os eixos da assistência, vigilância epidemiológica, sistema de informações e produção de dados aplicados no enfrentamento da Covid-19. O objetivo do trabalho é consolidar ações consideradas positivas em todos os municípios do estado e implementar novas condutas e atividades.

Os representantes também visitaram as obras do Bloco B do Parque Tecnológico da Saúde, o qual está sendo adaptado para receber projetos de desenvolvimento de produtos dentro do acordo de cooperação entre IBMP e TECPAR. Para a reforma deste espaço o Instituto está investindo R$3,4 milhões, entre infraestrutura, mobiliário e equipamentos e deverá ser inaugurado no fim deste ano.

×