Fique por dentro
Na sexta-feira (15/08), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma Sessão Solene para homenagear os 125 anos da Fiocruz em prol da saúde pública no Brasil. A solenidade também celebrou a trajetória da Fiocruz Paraná e do IBMP, que completam 26 e 16 anos, respectivamente.
“Homenagear a Fiocruz é celebrar a própria História da Saúde no Brasil, uma trajetória que conseguiu a proeza, apesar de todas as dificuldades, de tornar nosso país referência em atendimento universal, vacinação e controle de doenças”, disse a deputada Secretária Márcia Huçulak, proponente da condecoração.
A importância destas instituições na pandemia da covid-19 também foi frisada por Huçulak. “Enquanto o país navegava na incerteza, foi em Curitiba que a Fiocruz Paraná, o IBMP e o governo do Estado montaram em tempo recorde a primeira e maior central de testagem de alto processamento do Brasil. A unidade chegou a processar 11 mil testes RT-PCR por dia, sete de cada dez testes realizados no Paraná”, destacou.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, ressaltou a importância da presença da instituição em solo paranaense. “O Estado do Paraná e a cidade de Curitiba receberam muito bem a Fiocruz. O IBMP foi a semente que plantamos aqui com apenas quatro pesquisadores, e que floresceu porque o terreno é muito fértil. Sempre tivemos o apoio da Assembleia Legislativa, do governo estadual, da Secretaria de Saúde e do Ministério Público. Hoje é uma das unidades mais produtivas do processo científico e tecnológico. Essa homenagem muito nos emociona, mas também nos honra e nos traz uma responsabilidade muito grande”, destacou.
Moreira também lembrou o papel histórico da Fiocruz em momentos críticos da saúde pública nacional. “A trajetória da Fiocruz se confunde com os grandes desafios de saúde pública do país, mais recentemente no enfrentamento da pandemia, quando colocamos toda a nossa competência científica e tecnológica no combate à maior crise sanitária do nosso tempo. Fizemos um bom trabalho e salvamos muitas vidas. Sem essa dedicação, as perdas seriam bem maiores”, afirmou.
Maior Honraria do Paraná
A cerimônia também agraciou o diretor-presidente do IBMP com o título de Cidadania Honorária, a maior honraria do Estado do Paraná, que foi concedida pela Lei 21.331/2022, de autoria do ex-deputado Michele Caputo e dos parlamentares Goura e Arilson Chiorato.
“É uma satisfação receber essa homenagem. Fiquei surpreso quando fui convidado para vir ao Paraná, mas chegando aqui vi que é um lugar de trabalho, de conquistas, onde a gente tem o que fazer e o que entregar. A homenagem é recebida por uma pessoa, mas ela nunca é pessoal. A conquista sempre é coletiva. É fruto de um trabalho da Fiocruz, do IBMP e de muita sinergia com as necessidades e com as contribuições, com o acolhimento que recebi no Paraná”, disse Barbosa, em seu discurso de agradecimento.
Caputo elogiou a participação de Barbosa na luta pela reforma sanitária brasileira e pela consolidação do SUS, ao lado de grandes nomes como Sérgio Arouca e Euclides Scalco. “O que me motivou a propor o título de cidadão honorário é por conta do enfrentamento que ele realizou contra a covid. O Paraná foi o estado que mais testou a sua população. O Lacen sempre teve muita importância, mas eles não tinham a capacidade de produzir na escala que foi feita pelo IBMP e por esse pessoal da Fiocruz aqui do Paraná”, complementou o ex-deputado.
Homenageados
A Alep também homenageou 12 profissionais da Fiocruz e do IBMP com menção honrosa e o troféu “Força da Vida”, no qual o símbolo do SUS se encontra em meio ao território paranaense e ao lado de uma araucária, árvore símbolo do Paraná. Os homenageados foram:
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e você pode assistir aqui:
https://www.youtube.com/live/aW2znxkZkpU?si=5HN_NgfMOBgVxODw