IBMP

Fique por dentro

Dengue: IBMP, com a liderança da Fiocruz, responde ao quadro sanitário e entrega testes para o SUS

O Brasil enfrenta um expressivo crescimento de casos de Dengue, e novamente, o IBMP é chamado a participar do enfrentamento deste problema de saúde pública que atinge todo o país.  Com reconhecida agilidade e capacidade de resposta, o IBMP começou a entregar ao Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz, 375 mil testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) de dengue para serem utilizados nos laboratórios de Saúde Pública do SUS, os Lacens.

Com produção acelerada e logística eficiente, os Lacens de Minas Gerais e Distrito Federal já receberam os primeiros testes do IBMP durante os dias de Carnaval.  “Mais uma vez o IBMP demonstra seu compromisso com a saúde pública, com as autoridades e com a população brasileira, com prontidão para aumentar sua produção caso seja necessário”, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

Os testes permitem confirmar a infecção e discriminar o sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), além de identificar zika e chikungunya, por isso são conhecidos por testes ZDC.  O Kit Biomol ZDC está registrado na Anvisa e faz parte do portfólio IBMP desde 2019.

Com o protagonismo da Fiocruz, serão entregues 750 mil testes ao Ministério da Saúde e a entrega do IBMP representa 50% deste quantitativo. A Fiocruz também conta com entregas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos.

Importância da testagem: Os sintomas de Dengue podem ser confundidos com os de outras doenças, o que dificulta o diagnóstico clínico e o acesso ao tratamento adequado, pois não é qualquer medicação que pode ser utilizada por pessoas com Dengue.

O teste molecular RT-PCR detecta o material genético do vírus a partir de amostra de sangue do paciente. O teste é capaz de identificar o vírus mesmo em estágios muito iniciais da infecção, em alguns casos antes do surgimento dos sintomas clínicos.

×