IBMP

Fique por dentro

Diretora do Instituto Todos pela Saúde visita o IBMP

Diretora do Instituto Todos pela Saúde visita o IBMP
Diretora do Instituto Todos pela Saúde visita o IBMP
Diretora do Instituto Todos pela Saúde visita o IBMP

O IBMP recebeu na sexta-feira (05/05) a visita da diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Mariângela Simão. O ITpS é uma entidade sem fins lucrativos criada na pandemia, tendo a Fiocruz, o IBMP e outras instituições como associados fundadores, para colaborar no aprimoramento do sistema nacional de vigilância epidemiológica, especialmente no campo da genômica, a fim de ajudar o Brasil a melhor se preparar para o enfrentamento de futuros surtos, epidemias e pandemias.

Mariângela, que é médica sanitarista paranaense, e entre 2017 e 2022, atuou como diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi recebida pelo diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa. Na visita, os diretores conversaram sobre os desafios da incorporação de novas tecnologias ao SUS para que o Brasil tenha autonomia na produção de soluções diagnósticas e terapias avançadas.

“Venho de uma experiência de 12 anos no cenário internacional em que se discute muito ciência e tecnologia para garantir que haja acesso aos bens e serviços, principalmente daqueles produtos de saúde que são importantes e já se mostraram eficazes e seguros e que podem fazer a diferença na vida das pessoas. Porém, o desafio está na grande concentração, em termos de capacidade produtiva, em poucos países do mundo, como Índia e China. Por isso, vir ao IBMP foi revigorante, pois pude conhecer essa instituição que ganhou corpo antes da covid, mas que respondeu ao que o país precisava num momento de crise”, afirmou a diretora-presidente do ITpS.

Ao percorrer as áreas de produção e desenvolvimento tecnológico do IBMP, Mariângela Simão disse estar impressionada com a diversidade do portfólio de produtos já ofertados e de ver o avanço no desenvolvimento de tecnologias advindo de uma instituição que serve ao sistema público no Brasil e destacou que “são produtos que abrangem áreas da saúde que são problema sempre no Brasil”, se referindo aos testes diagnósticos para doenças epidêmicas, como dengue, covid e febre amarela, “mas também os pensados para o futuro, com o desenvolvimento de produtos para doenças que estão ficando mais prevalentes na medida em que a população envelhece”, se referindo às proteínas para o tratamento de cânceres e os marcadores cardíacos, ambos ainda em desenvolvimento.

Para o diretor-presidente do IBMP, é sempre uma honra receber a visita e o reconhecimento de Mariângela Simão, que é uma profissional de renome internacional e profunda conhecedora do SUS e da saúde mundial.

×