IBMP

Fique por dentro

Diretores de Lacens visitam IBMP e instituições que integram o Parque Tecnológico da Saúde

O IBMP organizou um ciclo de visitas e reuniões técnicas com os diretores dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) de quatro estados: Goiás, Paraíba, Paraná e Rondônia para promover parcerias e fomentar novos negócios. O grupo foi recebido pelos diretores e coordenadores das três instituições que integram Parque Tecnológico da Saúde, em Curitiba.

Nos dois dias de intensa programação, o grupo participou de discussões com pesquisadores e ainda visitou os laboratórios de desenvolvimento tecnológico e a planta de produção do IBMP e as instalações dos laboratórios de pesquisa do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), instituições, que junto com o IBMP implantaram recentemente o Centro de Saúde Pública de Precisão.

“Nosso objetivo é trazer ao longo do ano representantes de todos os Lacens do Brasil, pois os laboratórios têm demandas prioritárias ao IBMP e esse diálogo é fundamental para o aprimoramento de nossa carteira e desenvolvimento de novos produtos”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lucas Rossetti.

A diretora do Lacen/Rondônia, Ceciléia Correia, esteve pela primeira vez em Curitiba e ficou admirada com a estrutura de laboratórios do IBMP e com os projetos apresentados. “Viemos com uma expectativa muito grande e estamos voltando bem encantados. Já estamos em conversas já tem algum tempo para que o Lacen-RO contribua com o projeto piloto do desenvolvimento de um produto para identificação do T. Cruzi, causador da doença de chagas, no açaí”, explicou a diretora.

Ceciléia enfatizou que o Lacen Rondônia já utiliza em sua rotina alguns produtos do portfólio do IBMP, como o Kit Biomol ZDC e o Kit Biomol OneStep Covid, além de ter recebido de forma emergencial os insumos desenvolvidos pelo IBMP para o diagnóstico de monkeypox. “Por ser um estado com complexidade de logística, contamos com o apoio do IBMP para conseguir dar essa resposta mais rápida para a população e ampliar nossa capacidade de processamento de testes, principalmente durante a pandemia”, explicou Ceciléia.

Para apresentar a Fiocruz- PR, o diretor da instituição, Stênio Fragoso, fez uma breve apresentação da infraestrutura de laboratórios de pesquisa básica e aplicada, com destaque para o Laboratório de nível de Biossegurança 3 (NB3). Já a pesquisadora do Tecpar, Gisele apresentou o projeto do novo Laboratório de produção de Insumos para diagnósticos veterinários, que fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose e tuberculose bovina.

No mês de março, o IBMP também recebeu a visita das diretoras do Lacen- Bahia, Arabela Leal e Silva de Mello e Felicidade Mota Pereira com o mesmo propósito.

×