IBMP

Fique por dentro

IBMP na mídia: Empresa inspirada pelo desenvolvimento nacional em saúde, reforça seu posicionamento no mercado diagnóstico

Não é de hoje que o IBMP se destaca pela qualidade das suas soluções, já que o início das suas atividades esteve atrelado ao atendimento do seu exclusivo e exigente cliente da época, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2009, o atual IBMP, até então conhecido como Instituto de Biologia Molecular do Paraná, tornou-se uma planta de produção e, após receber em 2011 o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF), passou definitivamente a atender todas as demandas do mercado, priorizando a saúde pública, mas com forte estratégia de capilarização.

O IBMP desponta como uma alternativa atrativa no mercado, devido à sua expertise na saúde nacional. Uma das suas atenções hoje são as doenças tropicais negligenciadas: “Como diz o nome, não têm projeção global por interesse de mercado porque são alvos que afetam principalmente países de baixa e média renda. Nosso interesse é focar prioritariamente nesses alvos de interesse de saúde pública, que acometem o Brasil e nossos países vizinhos”, informa Lucas Rossetti, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do IBMP.

O executivo também ressalta a capacidade do IBMP de entrega rápida e suporte próximo do cliente: “Essa é a nossa razão de ser, defendemos fortemente o compromisso com o fortalecimento do complexo econômico industrial da saúde brasileiro, tornando a produção nacional de insumos algo relevante, além da retenção de propriedade intelectual no nosso país e diminuir o enorme déficit da balança comercial pelo enorme volume de importações”.

Hoje, os principais kits biomol para as doenças negligenciadas são:

  • Malária: Detecção qualitativa de Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax, em amostras de sangue total; até 46 pacientes por placa; pode ser fracionado com estabilidade para até cinco ciclos de descongelamento.
  • Hanseníase: Detecção qualitativa de material genético de Mycobacterium leprae em DNA total extraído de amostras de biópsia de pele ou nervo; até 94 pacientes por placa.
  • Chagas: Detecção qualitativa de material genético de T. cruzi em DNA total extraído de amostras de sangue; até 44 pacientes por placa; estabilidade para até cinco ciclos de descongelamento.

O conhecimento do IBMP sobre as doenças tropicais faz com que a transição das técnicas mais tradicionais, como a gota espessa, para uma metodologia molecular seja mais ágil e consistente.

As parcerias estratégicas do IBMP Parcerias são um grande trunfo na gestão do IBMP. No processo de desenvolvimento da biologia molecular, elas têm permitido a produção completa dos kits. Responsável pela fabricação dos módulos de amplificação, o IBMP foi buscar parceiros que entregassem a extração e a automação.

Outra vertente é a aproximação com universidades, startups e institutos de pesquisa. Isso dá projeção aos programas de inovação, buscando parceiros que se conectem com a capacidade tecnológica e fabril para desenvolver novos produtos.

Lucas Rossetti vislumbra esse potencial: “Nossas ações já ultrapassaram, inclusive, a barreira nacional. O foco é trazer conhecimento e aplicá-lo no Brasil para depender cada vez menos de insumos ou tecnologia importada”.

Os kits destacados do IBMP

Alinhado às demandas da saúde, o IBMP já sente o impacto do movimento dos laboratórios na procura pelo seu kit para detecção do Papilomavírus humano – HPV, em função da portaria do Ministério da Saúde, que agregou o exame molecular no Sistema Único de Saúde.

O teste HPV Alto Risco diferencia os genótipos HPV-16 e HPV-18, além de detectar outros 12. De acordo com Rossetti, 300 mil kits já estão destinados a um projeto-piloto para em seguida ter uma projeção nacional. O IBMP também iniciou o processo de obtenção da acreditação internacional para o esse teste.

De olho na tríade ‘automação, testes rápidos e custo-efetividade’, o Gerente explica que os investimentos em Point-of-Care estão em ascensão e, em breve, devem automatizar toda a produção dos kits: “O mercado anseia por testes mais baratos, de alta qualidade e no local de cuidado”, ressalta.

Os planos de consolidação do IBMP

O IBMP está em um momento de consolidação das suas linhas de biologia molecular e testes rápidos no mercado diagnóstico. A intensificação da presença em eventos e a procura por novas parcerias estão planejadas até o final de 2024, e a equipe já percebe os impactos dessas ações.

Rossetti comenta que hoje o IBMP detém uma significativa fatia de mercado e se posiciona entre as cinco empresas destacadas em seu nicho. Isso se deve ao fato de oferecer soluções competitivas e compatíveis com as demandas do mercado da saúde.

Em novembro, o IBMP tem presença garantida nos eventos XI Encontro Instituto Adolfo Lutz e 19º CONGRELAB. Duas oportunidades para conhecer de perto o trabalho da empresa. Outras informações também estão disponíveis aqui e nas redes sociais.

Com informações da Labnetwork – https://www.labnetwork.com.br/noticias/ibmp-empresa-inspirada-pelo-desenvolvimento-nacional-em-saude-reforca-seu-posicionamento-no-mercado-diagnostico/

 

×