IBMP

Fique por dentro

Gestores do IBMP recebem comenda Ordem da Luz dos Pinhais concedida pela Prefeitura Municipal de Curitiba

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e conselheiro do IBMP, Marco Krieger e o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa estão entre as 19 personalidades que receberam a comenda Ordem da Luz dos Pinhais concedida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

A comenda trata-se da máxima honraria municipal e representa o reconhecimento tanto de quem atua pelo desenvolvimento da capital quanto de quem trabalha pela promoção do bem comum. Medalhas e diplomas foram entregues para homenagear curitibanos, de nascimento ou adoção, reconhecidos pelo Decreto Municipal 1380/2022 como semeadores de urbanidade, paz e bem. A Cerimônia de entrega foi realizada no dia 21 de setembro, no Memorial de Curitiba.

“A honraria foi criada para distinguir de bons propósitos os que fazem da sua trajetória de vida luminoso clarão da luz dos Pinhais. Queremos, à exemplo da nossa gente boa, iluminar o país. Os homenageados deste ano, quando celebramos os 200 anos da independência do Brasil, são todos e cada um expressão de lídima urbanidade”, disse o prefeito Rafael Greca na Cerimônia.

O diretor do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa afirmou que receber a homenagem foi uma honra e destacou que o reconhecimento é sobretudo a expressão do trabalho que o IBMP tem realizado. “Eu recebi porque sou o dirigente, mas jamais teria esse reconhecimento se ele não tivesse sido alcançado de fato pelo próprio IBMP. Por isso, estendo esta homenagem a todos os colaboradores, afirmou Barbosa.

Conheça o perfil dos homenageados:

– Marco Aurelio Krieger, 58 anos, nasceu em Honolulu, no Havaí (EUA). É naturalizado brasileiro e cresceu em Curitiba. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1987. Concluiu o mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1989 e o doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na mesma instituição em 1997.

É vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde e membro do Conselho de Administração do IBMP.  Anteriormente, foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC), da Fiocruz, entre 2009 e 2017, além de coordenador técnico da unidade de produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico.

Tem experiência na área de genética, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, expressão gênica, genômica funcional, diferenciação celular e uso de técnicas de Biologia Molecular para o desenvolvimento de testes diagnósticos. É autor de várias publicações, incluindo seis patentes.

– Pedro Ribeiro Barbosa, 67 anos, é carioca. Formou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979. Mestre em Administração e doutor em Saúde Pública, foi vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP/Fiocruz, diretor Executivo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz e especialista conselheiro da iniciativa Todos pela Saúde no Enfrentamento da Pandemia Covid-19/Itaú-Unibanco.

Em 2017, assumiu como diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Atualmente, também é conselheiro do Instituto Todos pela Saúde/ITpS e vice-presidente conselheiro da 4LifeLab/Portugal.

À frente do IBMP, esteve envolvido em muitas frentes no combate à covid-19, como a produção de 35 milhões de testes rápidos e o processamento de mais de 3,5 milhões e meio de amostras de testes moleculares.

Pedro Ribeiro Barbosa é um dos articuladores para implantação de uma unidade de biotecnologia do IBMP na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), tornando Curitiba um polo de inovação no setor, em uma estrutura inédita no país.

×