Fique por dentro
Em visita do diretor-presidente Pedro Barbosa ao Instituto Pasteur de Montevideo nestes dias 28 e 29 de outubro, foi firmada importante parceria para trabalhos conjuntos tanto na área de desenvolvimento tecnológico, como produtiva e com perspectivas comerciais nos dois países, Uruguai e Brasil.
A visita foi realizada em conjunto com a Fiocruz, que igualmente assinou termo de cooperação com o Instituto Pasteur envolvendo ainda a Universidade de la Republica – UdelaR. A comitiva contou com os Vice-Presidentes da Fiocruz, Marco Krieger e Rodrigo Correa, e ainda com os diretores do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), Bruno Dallagiovanna, e do Instituto Oswaldo Cruz, José Paulo Leite.
Os entendimentos pactuados entre o IBMP e o Instituto Pasteur, expressam o interesse mútuo em pesquisas visando o alcance de novos produtos para a saúde, bem como opções para acesso a produtos, especialmente kits, de ambas as instituições, de modo a ser possível que kits do IBMP sejam ofertados no Uruguai e vice-versa. Inicialmente, já em discussão, o compartilhamento com o IBMP de kits desenvolvidos no IP para o mercado animal, tanto bovino, quanto ovino, visando o diagnóstico de doenças de importância sanitária e impacto econômico para ambos os países.
Da parte do Uruguai, há interesse já manifesto para kits do IBMP, tanto para diagnóstico da Febre Amarela, quanto para Zika, Dengue e Chigunkunia.
A visita e os entendimentos deixaram claro ainda a potencial complementariedade na área científica e tecnológica visando projetos em comum de inovação tecnológica e alcance de novos produtos para a saúde, seja humana ou animal.
Em conjunto com a Fiocruz, em especial Instituto Carlos Chagas e Instituto Oswaldo Cruz, várias outras frentes estão sendo tratadas e que igualmente contarão com a participação do IBMP.
Acesse a matéria sobre o tema publicada pelo jornal uruguaio La Diaria.