IBMP

Fique por dentro

IBMP e Liga Ventures selecionam dez projetos em programa de inovação

O IBMP selecionou dez projetos na primeira edição do IBMP Hunting, iniciativa de inovação para prospecção e seleção de startups e centros/institutos de pesquisa, feita em parceria com a Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas. A iniciativa, cujo investimento inicial foi de R$ 3,65 milhões, contou com três ciclos de prospecção, mais de 120 inscritos e cerca de 82 projetos entrevistados em temas diferentes.

O diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, afirma que o IBMP Hunting é mais um movimento da instituição para contribuir com o ecossistema de inovação em Saúde brasileiro. “Foram meses de interação com centros de pesquisa e startups para, de fato, conhecer e fomentar projetos promissores que necessitavam de investimento e colaborar para o avanço da biotecnologia no país”, destaca.

Pelos próximos meses, as empresas: Recombine Biotech, Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Ziel Biosciences (em parceria com o ISI em Eletroquímica), Nanobionics, Celer Biotecnologia, Tera.Bio, SafeTest Diagnósticos, Veritas Life Sciences, Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) e Universidade São Francisco irão trabalhar junto aos especialistas do IBMP para solucionar os desafios que foram propostos na iniciativa, que eram voltados para diagnóstico in vitro e biomoléculas terapêuticas.

Cada projeto foi selecionado para um tema específico, sendo eles:

  • Soluções para diagnóstico in vitro (Recombine Biotech e Fiocruz Minas)
  • Novas abordagens para diagnóstico in vitro (Nanobionics e Ziel Biosciences + ISI-Eletroquímica)
  • Equipamentos point-of-care inovadores (Celer, Tera e Safetest)
  • Proteínas inovadoras de impacto para a saúde humana (Fiocruz Paraná, Veritas Life Sciences e Universidade São Francisco)

“Temos muito orgulho de poder apoiar programas como o IBMP Hunting, que ajudam a impactar positivamente o ecossistema de inovação e gerar negócios disruptivos. Os dez projetos selecionados certamente irão contribuir fortemente para a transformação das áreas da ciência e tecnologia no país”, observa Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.

×