IBMP

Fique por dentro

IBMP participa de reunião com diretor-executivo da Unitaid

O diretor-executivo da Unitaid, Philippe Duneton, esteve no Brasil na última sexta-feira (27/6) para conhecer melhor as áreas de atuação da Fiocruz, aprofundando-se em temas como produção e inovação em saúde, prevenção e acesso ao tratamento de doenças e saúde materna e infantil. A Unitaid é uma organização internacional criada em 2006 por Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido para promover projetos que objetivam ampliar o acesso a medicamentos a preços reduzidos, em particular para HIV/AIDS, tuberculose e malária em países de baixa e média renda. 

A gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Irina Nastassja Riediger representou o IBMP na reunião que também contou com apresentações  de representantes da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e do IBMP. A assessora da Presidência para Assuntos Internacionais da Fiocruz, Paula Reges, fez uma apresentação com foco na estrutura e missão da Instituição no contexto do SUS e na articulação internacional. Ex-ministro da saúde e pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz), José Gomes Temporão participou da reunião.

Durante a reunião, representantes das vice-presidências e de unidades da Fiocruz fizeram apresentações abordando potenciais sinergias para atuação conjunta com a instituição ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). A inserção nacional e sobretudo global da Fiocruz foram destaques do encontro. “O Brasil tem uma longa história de cooperação internacional. Hoje lidamos com novos desafios no mundo e estamos nos organizando para enfrentá-los melhor”, disse o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, lembrando a criação da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais este ano.

Duneton destacou a importância de as instituições colaborarem por opções de tratamento acessíveis, alinhando inovação com as necessidades das populações. Ele ressaltou a capacidade produtiva da Fiocruz: “Na pandemia de Covid-19 o trabalho da Fiocruz foi necessário no Sul Global e vocês entregaram. Não é mais possível pensar em acesso sem essa dimensão (da produção local). E nossas atuações se complementam nesse sentido”. O diretor da Unitaid enfatizou ainda seu interesse no compartilhamento de conhecimento, em formas de engajar a sociedade civil no debate da saúde pública, na saúde materno-infantil, entre outros temas.

Parceria de longa data

A Unitaid tem o compromisso de acelerar o acesso a melhores produtos de saúde e de apoiar seus parceiros na implementação das mudanças necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional para HIV/Aids, tuberculose e malária – áreas que unem a agência e a Fiocruz em colaborações de longa data. Entre as colaborações das instituições está o estudo Hepatite: quem ama cuida, voltado à distribuição gratuita de autotestes de hepatite C para pessoas LGBTI+ maiores de 18 anos que morem na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Outro exemplo é a implantação da Profilaxia Pré-exposição (PrEp) Injetável no Brasil, utilizando o Cabotegravir de ação prolongada. Os projetos são coordenados pelo INI/Fiocruz e têm financiamento da Unitaid.

Com o objetivo de eliminar a transmissão congênita da doença de Chagas em países da América Latina, a Fiocruz firmou, em 2021, um convênio com a Unitaid por meio do projeto CUIDA Chagas. A iniciativa também é coordenada pelo INI/Fiocruz.

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias

×