IBMP

Fique por dentro

OPAS, MS, Governo de Pernambuco e IBMP reforçam parceria para prevenir câncer de colo de útero

O diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, participou da assinatura da prorrogação do Termo de Cooperação 106 entre o Governo do Estado de Pernambuco (PE), o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para fortalecer a cooperação e impulsionar a ampliação do Programa Útero é Vida para todo o país.

Nos últimos anos, o Programa Útero é Vida tem atuado em Pernambuco a partir de três perspectivas: o aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer de Colo do Útero, a expansão da vacinação contra o HPV, e a estruturação para o rastreamento organizado das mulheres com o desenvolvimento de um teste nacional para detecção de HPV por PCR.O teste em questão é o Kit IBMP Biomol HPV Alto Risco que recebeu recentemente o registro da Anvisa e traz autonomia para produção e distribuição do teste com baixo custo para apoio à incorporação tecnológica e à instauração do rastreamento organizado no SUS.

Na ocasião, o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, destacou a importância do Projeto e chamou a atenção para os esforços dos Estados-Membros da Organização na Estratégia de Eliminação de mais de 30 doenças transmissíveis e condições relacionadas na região das Américas, entre elas, a eliminação do câncer de colo do útero.

“A experiência de Pernambuco é muito importante e contribui para mostrar que é possível eliminar o câncer de colo de útero e garantir o acesso a prevenção, diagnóstico e tratamento com eficiência”, disse o diretor da OPAS.

Reconhecimento – No evento de assinatura, o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, homenageou a coordenadora técnica do Programa Útero é Vida, Letícia Katz, pela importante contribuição no desenvolvimento do KIT IBMP BIOMOL HPV Alto Risco.

A partir de janeiro de 2024, o Programa Útero é Vida entrará na 2ª fase com a realização de atividades em oito novos municípios da III Região de Saúde do estado e na cidade de Jaboatão dos Guararapes. “Estamos realizando um trabalho em conjunto, para que possamos tirar Pernambuco da liderança de mortes por câncer de colo do útero no Brasil. O Programa Útero é Vida tem conseguido avançar nas áreas de maior incidência, como o Recife e a Zona da Mata Sul”, enfatizou a governadora de Pernambuco Raquel Lyra.

O coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Fernando Maia, falou que o Programa em Pernambuco permite a análise da implantação em território real “que vai ser fundamental para a ampliação da iniciativa e a construção da nova diretriz de rastreamento para o câncer de colo do útero no Brasil de forma factível”.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

×