IBMP

Fique por dentro

Ministro da Saúde visita IBMP e presta homenagem a Marco Krieger

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Parque Tecnológico da Saúde para participar da cerimônia de inauguração da Wolbito do Brasil, e fez uma breve visita às obras da nova Planta de Escalonamento de Biomoléculas do IBMP. A nova edificação de mais de 7 mil m² contempla três plantas produtivas, duas voltadas a realização de escalonamento de moléculas eucarióticas e procarióticas para testes clínicos e uma terceira planta para a fabricação de insumos para diagnósticos, além de áreas administrativas.

Em formato único no Brasil e com qualificação em Boas práticas de fabricação e sustentabilidade nas três plantas produtivas, a edificação deve ser concluída em 2026.

O ministro também esteve na planta de produção de kits biomol para diagnósticos do IBMP e pôde conhecer algumas iniciativas da Instituição, como os testes moleculares e testes rápidos, entre outras iniciativas. Em 2019, o IBMP desenvolveu o Kit Biomol ZDC que detecta os vírus Zika, dengue e Chikungunya e ainda discrimina os quatro sorotipos de dengue. Este teste vem sendo utilizado pelos Lacens do Brasil, sob a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2024, o IBMP também registrou na Anvisa um teste rápido para diagnosticar dengue.

Idealizador da Wolbito do Brasil, Marco Aurélio Krieger é homenageado

A família do cientista Marco Krieger, esteve presente na cerimônia de inauguração da Wolbito do Brasil e recebeu homenagens por seus esforços no fortalecimento do método wolbachia no Brasil e na implantação da biofábrica da Wolbito no Parque Tecnológico da Saúde. Lina Krieger, esposa de Marco Krieger, recebeu a placa de homenagem das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do presidente da Fiocruz, Mario Moreira.  “O Marco dedicou sua vida à ciência e estou tenho certeza de que fez o possível para deixar o legado de compromisso com a ciência e a sociedade.”, enfatizou Lina Krieger, visivelmente emocionada.  Krieger faleceu em decorrência de um câncer de pulmão, em maio de 2025, aos 60 anos. Ele era Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz desde 2017 e presidente do Conselho de Administração do IBMP.  

×