IBMP

Fique por dentro

Nota de pesar pelo falecimento do renomado cientista e ex-diretor do IBMP, Erney de Camargo

O IBMP manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos do renomado cientista e pesquisador em doenças tropicais, Erney Felício Plessmann de Camargo, falecido na sexta-feira, 3 de março, aos 87 anos.

Erney de Camargo foi um dos cientistas entusiastas pela constituição do IBMP e, em 2012, foi eleito diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto, cargo que ocupou até 2017.

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, iniciou sua carreira acadêmico/científica ainda como aluno do curso médico no Departamento de Parasitologia. Fez doutorado e livre-docência pela USP e foi professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Também foi pró-reitor de Pesquisa da USP, diretor do Instituto Butantan e presidente da Comissão Nacional Técnica de Biossegurança (CNTBio) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

Erney de Camargo também foi membro do Conselho Técnico Científico da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, do Conselho Superior do Instituto Butantan e do Conselho Curador do Hospital Antonio Prudente, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e participou das seguintes sociedades brasileiras: de Parasitologia, de Bioquímica, de Protozoologia, tendo sido presidente dessa última entre os anos 1993 e 1997, e da Linnean Society of London.

Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidad Nacional de Ingeniería (Peru),  de comendador e Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo. Também foi Presidente da Fundação Zerbini-Incor, São Paulo e Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel.

Nos últimos 15 anos, atuava, principalmente, na Amazônia, África e América do Sul (Venezuela e Colômbia) e dedicava-se como cientista, professor e assessor ao Programa Pro-África, tendo visitado aquele continente anualmente desde 2008.

Erney de Camargo era casado com Marisis Aranha Camargo, também professora universitária na área de Literatura Inglesa. Seus quatro filhos, Marcelo, Fernando, Eduardo e Anamaria seguem carreiras científicas.

Literatura, história, música, futebol, trabalho de campo em malária e seus onze netos eram suas paixões.

Com informações do Jornal da USP e da Academia Brasileira de Ciências

×