IBMP

Fique por dentro

Profissionais do IBMP recebem menção honrosa na ALEP pela atuação na Pandemia de Covid

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na segunda-feira (25/04) uma sessão solene em alusão ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde. Durante a solenidade, profissionais de diferentes áreas da saúde e instituições que tiveram um destaque especial na pandemia de Covid receberam um diploma de menção honrosa.

Os profissionais do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)  estiveram entre os homenageados e foram representados pelos colaboradores Lucas Rossetti, Tahiana Brandalize, Lilian Dias Nascimento e Luiz Carlos Roque Junior.

O reconhecimento público ao IBMP se deve às inúmeras frentes de atuação durante a pandemia, que iniciou com o desenvolvimento conjunto e produção do primeiro teste nacional RT-PCR para a detecção do Sarv-Cov-2 – em parceria com Bio-Manguinhos/Fiocruz, seguido pela implantação da Unidade de Diagnóstico da Covid-19, em parceria com o Tecpar e a Fiocruz, responsável por realizar mais de 3,5 milhões de testes e reconhecida como a unidade da rede que mais fez testes RT-PCR no Brasil, e consolidou com a produção de 30 milhões de testes rápidos de antígeno para o SUS.

Homenagem – O evento, proposto pelo deputado Michele Caputo (PSDB), é fruto da Lei 20.429/2020, que instituiu o Dia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde, a ser realizado anualmente em 26 de abril. A data, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, foi escolhida para marcar a perda da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde do Paraná morta em decorrência da Covid-19. O óbito ocorreu no dia 26 de abril de 2020.

O deputado Michele Caputo lembrou a memória das pessoas que ajudaram a salvar milhares de vidas no Paraná. “Prestamos uma singela homenagem aos profissionais de saúde. Hoje é um dia de valorização desses trabalhadores. Foi no dia 26 de abril de 2020 que tivemos registrado o primeiro óbito de um profissional de saúde. Sentimos muito por esta perda. Está claro para todos a importância que os trabalhadores da saúde tiveram. Foram esses que faleceram, adoeceram, que ficaram muito tempo sem o convívio da família. Eles merecem o nosso respeito”, disse o parlamentar. “Não tem ninguém que tenha feito mais durante a pandemia do que o trabalhador anônimo do Sistema de Saúde Pública desse País. Outras pandemias poderão chegar no futuro, mas uma coisa poderemos ter certeza: sempre poderemos contar com a força, empenho e dedicação do povo da saúde. Não temos democracia sem saúde e nem saúde sem democracia”, afirmou.

De acordo com o deputado Michele Caputo, a Lei 20.429/2020 tem o objetivo de homenagear diversas categorias cuja missão é cuidar das pessoas. Quando apresentou o projeto, o deputado destacou que, em meio a pandemia do novo coronavírus, a importância dos profissionais foi destacada pela comunidade, mas que o reconhecimento deveria ser permanente e não se restringindo apenas a uma profissão.

“A figura do profissional da área da saúde deve sempre ser respeitada e valorizada tanto pela sociedade como pelo Poder Público. A função social que exercem eleva este grupo de pessoas a um grau de responsabilidade incomparável, tendo em vista que lidam diariamente com o nosso bem maior, que é a vida”, lembrou o deputado.

Durante a solenidade na Assembleia, Valdirene recebeu uma homenagem póstuma, representada na solenidade pela mãe, senhora Jocimara Ferreira Dos Santos.  Também foram homenageados profissionais do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), do SAMU, do IBMP, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.

×