IBMP

Fique por dentro

Solidariedade – Colaboradores do Parque Tecnológico da Saúde participam de campanha de doação de sangue

O mutirão “Dia de Doação de Sangue no Parque Tecnológico da Saúde” mobilizou colaboradores do IBMP, Fiocruz/PR e Tecpar, em Curitiba, nesta quinta-feira (11/11). Com a iniciativa foi possível coletar 48 bolsas de sangue que irão beneficiar 192 pessoas.

A campanha foi organizada em conjunto pelas três instituições a fim de colaborar para manter regulares os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Uma equipe do Hemepar esteve no local para realizar as coletas, organizadas com horários agendados e seguindo todos os protocolos sanitários, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

Estoques – Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. Por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram de realizar doações de sangue e o número de doações caiu 44%, fazendo com que os bancos de sangue trabalhem no limite de seus estoques.

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

 

Se você tem interesse em doar sangue, confira os requisitos, faça o agendamento no site https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Saude/Atencao-a-Saude/Agendar-doacao-de-sangue-no-Hemepar-xv3Kqxo1  e compareça  ao Hemepar para fazer a sua doação.

×