Política da Qualidade

A Política da Qualidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) consiste no provimento de soluções tecnológicas e produtos de alta qualidade para atendimento às demandas de Saúde, buscando atender plenamente aos níveis de satisfação de seus clientes. O IBMP se compromete a melhorar continuamente seus processos, produtos e os resultados do Instituto, por intermédio do desenvolvimento de seus colaboradores, da responsabilidade com o meio ambiente e do comprometimento da Administração.


Sistema de Gestão da Qualidade

Comprometido com a melhoria contínua de seus processos e produtos, o IBMP é orientado por um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que garante a execução das Boas Práticas de Fabricação de produtos médicos e diagnóstico in vitro, recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em 2011, o IBMP recebeu certificação pela Anvisa em Boas Práticas de Fabricação e foi qualificado como fornecedor oficial de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Periodicamente, os processos do IBMP são avaliados por diferentes equipes auditoras, para fins de manutenção da condição de atendimento aos critérios de Qualidade.

Desde 2009, o IBMP possui o Certificado de Qualidade em Biossegurança junto à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O certificado valida as áreas do Instituto destinadas à manipulação de micro-organismos geneticamente modificados (OGMs) e os procedimentos adotados em termos de segurança e descarte de resíduos.

Garantia de Qualidade

A Garantia da Qualidade é o setor responsável por coordenar o SGQ. Para tal, estabelece e obedece a um conjunto de diretrizes para elaboração, aprovação, distribuição e controle de documentos que são disponibilizados aos setores que desenvolvem atividades pertinentes a cada um deles.

A Produção é regida por manuais para cada uma de suas etapas. Neles, estão expressos desde a escolha de matérias-primas ou de materiais para embalagem até procedimentos de controle da qualidade.

O SGQ do IBMP possui mais de 500 documentos que descrevem os procedimentos adotados em todas as suas áreas. O chamado Controle de Documentos permite o rastreamento completo das atividades relativas a todos os processos desenvolvidos na instituição.

Atualmente, a Planta de Desenvolvimento e Produção de Insumos para Diagnóstico conta com cerca de 500 equipamentos, dos quais cerca de 300 são mantidos calibrados e, em alguns casos, também qualificados, o que evidencia o extremo cuidado com a qualidade dos processos.

Laboratório de Controle de Qualidade

O Laboratório de Controle de Qualidade do IBMP é responsável por mensurar e analisar os insumos obtidos de fornecedores externos e também aqueles desenvolvidos no Instituto. O objetivo é verificar se todos os produtos estão de acordo com o padrão pré-estabelecido.

O IBMP conta com laboratórios de Físico-Química, Microbiologia e Biologia Molecular, onde são realizados diversos testes com o auxílio de equipamentos de última geração e profissionais qualificados.

TOP