IBMP

Fique por dentro

Biopark Educação e IBMP firmam parceria com intenção de cooperação em pesquisa e desenvolvimento para o NAPI

A parceria entre IBMP e Biopark Educação tem por objetivo o planejamento, proposição e realização de pesquisas científicas com o intuito de viabilizar soluções, desenvolvimento e transferência de tecnologia na temática Alimentos Saudáveis. Para isso, O IBMP assinou um protocolo que formaliza o interesse em participar do  Novo Arranjo Pesquisa e Inovação com foco em Alimentos Saudáveis (NAPI). 

Para o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, o Instituto que tem sua sede no Estado do Paraná, e almeja contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado, esta é uma excelente oportunidade de retribuir o acolhimento recebido desde a criação, somando esforços para fortalecimento de áreas estratégicas, como saúde, ciência e inovação. “Na pandemia de Covid, o IBMP desempenhou um papel importante no monitoramento e na vigilância do vírus, desenvolvendo e produzindo testes e operando uma das maiores centrais de testagem do Brasil, que impactou toda a sociedade. Agora podemos aplicar a expertise em biotecnologia em novas áreas estratégicas e contribuir para esta importante iniciativa regional”, enfatiza.

Para o Diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, a adesão do IBMP ao NAPI reforça o trabalho sério que estamos realizando na direção de transformar o Oeste do Paraná em uma referência global em pesquisa na temática de alimentos saudáveis. “Temos a adesão de empresas que representam 1/3 do PIB do Paraná. Nós estamos ajudando a construir o maior programa de inovação na área de alimentos do Estado. O IBMP é credenciado para apresentar soluções para as diversas demandas da cadeia produtiva. É muito animador atrair um parceiro dessa envergadura.”, acrescenta.

A implementação do NAPI é uma parceria também com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, empresas do segmento e instituições de ciência e tecnologia. 

Sendo assim, o objetivo é unir as demandas das empresas e do mercado, para que as pesquisas tenham uma aplicabilidade altamente assertiva, gerando valor e desenvolvimento para a região. “O NAPI Alimentos Saudáveis é uma grandiosa iniciativa de inovação aberta, que se desdobrará em muitos projetos de pesquisa. Essas pesquisas serão conduzidas, em sua maioria, em universidades e institutos de pesquisa que tenham alta capacidade de entregar os resultados que as empresas demandantes necessitam.”, afirma a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Biopark Educação, Carolina Balera Trombini.

A entrada do IBMP traz mais um passo importante, visto que o instituto é reconhecido por suas pesquisas em soluções biotecnológicas com foco na melhoria das condições de saúde e bem-estar social. Além disso, atua como um centro de referência em inovação e soluções biotecnológicas, através do desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial para a saúde.  

Para a gerente de PD&I, o IBMP representa um ganho significativo ao NAPI Alimentos Saudáveis. “O IBMP é um importante instituto de pesquisa em biologia molecular, e tem essa capacidade de entrega de resultados. Por isso, a formalização da intenção de contribuição do IBMP com o NAPI Alimentos Saudáveis é algo que engrandece o projeto e merece destaque.”, conclui.

Com informações do Biopark Educação.

×