IBMP

Fique por dentro

Centro de Inovação: IBMP recebe certificado de credenciamento pelo Separtec

O IBMP recebeu o certificado de credenciamento como centro de inovação credenciado pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). O reconhecimento foi entregue aos 188 representantes de ambientes promotores de inovação durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná, realizado em Guarapuava, nos dias 21 e 22 de novembro.

A Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021) descreve os ambientes de inovação como espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. O Parque Tecnológico da Saúde, espaço onde estão localizados o IBMP, a Fiocruz-Paraná e o Tecpar, também recebeu o certificado de credenciamento pelo Separtec. 

O 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná contou com a presença de cerca de 460 pessoas, entre representantes dos ambientes credenciados e de participantes das palestras e painéis.  Esta edição trouxe como tema central: Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná e um dos destaque foi a construção da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti), que está em processo de elaboração coletiva por meio de consulta pública.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marco Aurélio Pelegrina, ressaltou que o debate sobre a legislação da CT&I é fundamental para o avanço em diversas áreas em todo o Estado. “Pensamos que as regras, as normas, toda a legislação proporcionam um ordenamento e a indicação para a direção que o Estado avançará. A Seti, como incentivadora de inovação e pesquisa, tem a visão de possibilitar e dar suporte para projetos que promovam avanços tecnológicos que impactam e melhoram a vida dos cidadãos”, disse.

O evento foi realizado pela Seti e teve como instituições parcerias a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), a Agência Araucária e o Sebrae.  O IBMP foi representando pela gerente de Estratégia, Ana Carolina Sbalqueiro Lopes e pela assessora jurídica e de Compliance, Amanda da Costa Colaço.

Com informações da Agência de Notícias do Governo do Paraná

 

×