IBMP

Fique por dentro

Em comemoração de aniversário, IBMP anuncia expansão e lança nova logomarca

Para celebrar o aniversário, o IBMP organizou uma grande festa no início de agosto, em Curitiba, na qual reuniu mais de 300 pessoas, entre colaboradores, convidados e autoridades para apresentar seu reposicionamento de marca  e anunciar sua expansão, com a construção de um novo prédio, incluindo duas novas plantas de produção, e áreas destinadas à qualidade e à gestão. O lançamento da logomarca mais moderna, contendo traços mais finos e cor mais vibrante, deu início a esta nova fase, visando conquistar novos mercados. “O IBMP nasceu com o DNA da inovação e tem mostrado disposição e prontidão para atuar em situações que demandam respostas rápidas e soluções para a saúde, como foi feito na pandemia de Covid. Até 2023, vamos investir, em parceria com a Fiocruz, cerca de R$ 150 milhões em duas novas plantas, visando a produção de insumos estratégicos para vacinas e bioterapêuticos, que hoje não são feitos no Brasil e dependem de importações”, anunciou o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

Para a expansão, o IBMP está adquirindo a área da Curitiba S.A. no Parque Tecnológico da Saúde (incluindo o local onde está instalada a sua atual planta de produção e a área onde seguirá funcionando o Instituto Carlos Chagas/ Fiocruz-PR) para construir as duas novas plantas industriais e o novo prédio, além de terrenos livres para futuros empreendimentos do Parque. Uma das plantas será destinada ao desenvolvimento e produção de insumos para vacinas e para terapias avançadas, a partir de terapia gênica (que utiliza vetores, como moléculas de DNA do agente infeccioso para dentro da célula humana, para criar anticorpos). E a segunda planta será para o desenvolvimento, escalonamento e produção de novos medicamentos, a partir de novas proteínas terapêuticas, em uma estrutura inédita no país, ampliando o papel da própria área de Desenvolvimento Tecnológico, na qual tais projetos estão inseridos.

O IBMP também celebrou sua intensa e expressiva atuação no enfrentamento à pandemia de Covid, para qual direcionou diversos esforços: produziu e entregou por meio da Fiocruz ao Sistema Único de Saúde (SUS) mais de 35 milhões de testes rápidos de antígeno, e, em tempo recorde, atuou no desenvolvimento e produção do teste molecular RT/PCR, sendo entregues milhões desses testes ao SUS. Também implantou a unidade de testagem molecular da Covid-19 no Paraná, dentro do sistema Fiocruz, responsável por processar mais de 3,5 milhões e meio de amostras.

Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, o secretário da Saúde do Paraná, Cesar Augusto Neves Luiz; o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, o vice-presidente de gestão e desenvolvimento institucional da Fiocruz, Mario Santos Moreira e o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, além de inúmeras autoridades e parceiros. 

Produtos para o mercado público e privado

Com mais de uma década de atuação, o IBMP apresenta um portfólio com 11 soluções diagnósticas registradas na Anvisa para a detecção de doenças como Febre Amarela, Dengue (4 sorotipos), Zika e Chikungunya, Covid, Influenza A e B, Hanseníase, Tracoma, Doença de Chagas, dentre outros e deve registrar mais produtos em breve. Em 2022, registrou também o seu autoteste Covid, o primeiro produto IBMP destinado ao público em geral e comercializado em farmácias e drogarias.

×