IBMP

Fique por dentro

IBMP doa 1 mil testes rápidos Covid Ag para ampliar testagem no Complexo Hospitalar do Trabalhador

O IBMP doou 1 mil testes Teste Rápido Covid Antígeno para o Complexo Hospitalar do Trabalhador. Os testes rápidos serão utilizados em pacientes e colaboradores nas unidades que compõem o complexo, como o Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica, Hospital da Lapa, e Hospital Regional do Litoral.

O exame detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2 por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. Este teste foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado.

“A possibilidade de fazermos a validação do exame com a equipe do CHT foi fundamental. Essa doação é um pequeno símbolo dessa parceria e esperamos que possamos continuar com essa cooperação e com a capacidade produtiva para satisfazer as necessidades especialmente aqui no Paraná”, disse o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

Os testes foram entregues na sexta-feira (21/05) ao diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Junior e ao diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nestor Werner Junior.

Para o diretor-superintendente do CHT, “essa modalidade de teste permite que tenhamos um resultado em pouco tempo, com isso podemos separar imediatamente os pacientes diagnosticados com a doença e aqueles que não foram infectados”.

“Sempre falamos que a testagem é fundamental durante o enfrentamento da Covid-19 e agradecemos a iniciativa do IBMP no desenvolvimento dessa nova ferramenta”, afirmou o diretor-geral da Sesa.

Participaram da entrega o pesquisador da Fiocruz/PR e gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabrício Marchini e de Desenvolvimento de Negócios do IBMP, Lucas Rosseti Nascimento.

×