IBMP

Fique por dentro

IBMP e FIEP realizam webinar para apresentação do programa de inovação aberta que busca novas soluções para a saúde

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em parceria com a Federação de Indústrias do Paraná (Fiep), promoveu o Webinar de apresentação de seu programa de Inovação Aberta: o IBMP Hunting – com o objetivo de prospectar projetos aderentes às plataformas tecnológicas de diagnóstico in vitro, dispositivos, softwares de integração e biomoléculas terapêuticas que resultem em novas soluções para a Saúde.

O evento reuniu 123 representantes de centros de pesquisa, sociedades médicas, startups e indústrias que integram a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Biotecnologia 2031.

Na abertura do evento, os presidentes da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, do Tecpar, e coordenador da Rota de Biotecnologia 2031 do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, e do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa reafirmaram a importância da área de biotecnologia para o desenvolvimento econômico do Paraná e para qualidade de vida das pessoas.

Barbosa, enfatizou que neste ramo existe muita dependência externa e o objetivo do programa é incentivar o ambiente de inovação tecnológica. “Acreditamos muito neste chamamento, e esperamos que ele tenha repostas importantes para o nosso Estado”, afirmou.

Na segunda etapa do Webinar, o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabricio Marchini, detalhou e exemplificou cada um dos cinco desafios propostos no IBMP Hunting: Soluções para diagnóstico in vitro; Sistemas de Integração de Dados para Plataformas de Saúde; Novas abordagens para Diagnóstico in vitro; Equipamentos Point-of-Care; Proteínas inovadoras para a Saúde Humana; e sanou dúvidas dos presentes quanto ao perfil dos projetos almejados.

“A ideia deste programa é receber propostas de soluções que já estejam na fase de prova de conceito, que estejam no nível TRL3, ou que já tenham algum tipo de validação”, explicou o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabricio Marchini.

Já o gerente de Desenvolvimento de Negócios do IBMP, Lucas Rossetti, destacou os diferentes modelos de negócios propostos no IBMP Hunting, como desenvolvimento tecnológico conjunto, transferência de tecnologia, aquisição ou contratação de serviços, e também apresentou os benefícios do programa, como aportes diretos de recursos financeiros, acesso aos modernos laboratórios do IBMP para aceleração dos projetos, apoios técnico-científicos com profissionais especializados e mentoria especializada em negócios. O valor inicial de investimento no programa será de R$ 3,6 milhões.

Em virtude do expressivo interesse dos participantes em inscrever projetos, as inscrições para o primeiro ciclo, que terminariam no dia 24 de abril, foram prorrogadas e encerram-se no dia 2 de maio de 2022.

Para saber mais sobre o IBMP Hunting e/ou inscrever um projeto, acesse:  https://ibmphunting.liga.ventures/

 

Informações – Ascom IBMP

comunicacao@ibmp.org.br

+55 (41) 991023705

×