IBMP

Fique por dentro

IBMP homenageia cientistas e Instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos produtos registrados em 2022

Cientistas e Instituições homenageadas por contribuírem para o desenvolvimento dos produtos registrados pelo IBMP em 2022

Cientistas e profissionais de instituições que contribuíram para o desenvolvimento dos kits Biomol e Testes Rápidos que obtiveram registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022 foram homenageados pelo IBMP.

Cada homenageado recebeu uma placa com um exemplar do kit biomol/teste rápido que ajudou a desenvolver. Esta foi a maneira encontrada pelo IBMP para comunicá-los de que as contribuições deles resultaram em produtos que servirão para o diagnóstico precoce de milhares de brasileiros acometidos por estas doenças.

 Confira os homenageados:

Kit Biomol Chagas – dra. Constança Felicia de Paoli de Carvalho Britto e dr. Otacílio da Cruz Moreira, ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz;

Kit Biomol Flu A, B e Covid – sra. Maria do Carmo Debur do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR);

Teste Rápido Flu A, B e Covid – sra. Maria Esther Graf do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT);

Autoteste Covid Ag – sr. Mário Guedes da Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilites (Facop).

O gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabricio K. Marchini, explica que sem o apoio científico e/ou operacional destes profissionais o desenvolvimento desses produtos não seria possível, pois o IBMP contou com o auxílio técnico dos pesquisadores no envio de amostras clínicas para que fossem feitos os primeiros testes em laboratório dos kits biomol.

Já no teste rápido, a contribuição foi na validação da sensibilidade do teste rápido; e no autoteste, a contribuição foi com o estudo de usabilidade e validação do conteúdo da Instrução de Uso para o público leigo. 

Junto com as homenagens, o IBMP enviou cartas de agradecimento às Instituições, como forma de reforçar a importância destas parcerias.

×