IBMP

Fique por dentro

IBMP recebe visita técnica dos participantes do Segmento de Saúde da Rota Estratégica de Biotecnologia do Paraná

O IBMP recebeu na quinta-feira (12/05) a visita técnica dos participantes da Rota Estratégia de Biotecnologia – segmento Saúde, uma iniciativa do Sistema Fiep, da qual o IBMP faz parte e que promove o desenvolvimento da área no Paraná, por meio de fomento e incentivo à pesquisa e desenvolvimento.

O grupo, de aproximadamente 40 especialistas da área, incluindo pesquisadores, empreendedores e professores universitários, visitou os laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico e a Planta de Produção do IBMP.

A recepção foi feita pelo diretor-presidente, Pedro Ribeiro Barbosa, pela gerente de Produção, Viviane Goes e pelo coordenador de Diagnóstico In Vitro, Luis Gustavo Morello, que mostraram os locais onde foram desenvolvidos e produzidos os mais de 30 milhões de testes rápidos de antígeno para Covid e os 7 milhões de testes RT-PCR para detectar o coronavírus entregues ao Ministério da Saúde, além de apresentarem todo o portfólio de produtos e serviços do Instituto.

“Nós gostamos muito de desafios e tivemos um importante papel no enfrentamento da pandemia de Covid, desde a confirmação do primeiro caso, por meio de um kit de diagnóstico nosso enviado ao Instituto Adolfo Lutz, até a produção de milhões de testes para o SUS. E nossa vontade de inovar não se esgotou, recentemente, lançamos o nosso programa de Inovação Aberta voltado para projetos de startups e centros de pesquisa na área da saúde e biotecnologia, afirmou Barbosa.

Reunião de Trabalho: A Rota Estratégica de Biotecnologia é uma iniciativa do Observatório Sistema Fiep para apoiar a construção de um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no estado do Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031.

A iniciativa está apoiada em três grupos de trabalho: Redes de Biotecnologia, conduzido pelo representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; o de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, conduzido pelo representante do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e o de Editais, Fomento e Mercado, conduzido pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios do IBMP, Lucas Rossetti.

Antes da visita, o grupo se reuniu com representantes do Tecpar, da Fiep, da Superintendência Geral de Inovação do Governo do Paraná e da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

×