IBMP

Fique por dentro

Internacional: IBMP/Atlantis firma parceria com instituições portuguesas para o desenvolvimento de soluções para saúde

Com o propósito de ampliar sua participação em projetos internacionais, o IBMP, por meio da Atlantis – Tecnologias em Saúde, empresa constituída em Portugal, se associou à sete renomadas instituições portuguesas para instalar o 4LifeLAB – Laboratório Colaborativo para o desenvolvimento de dispositivos e soluções para atenção médico-sanitária.

O 4LifeLAB é uma associação sem fins lucrativos formada por empresas, hospitais e universidades, que unem excelência e inovação em ciência, medicina, engenharia e indústria para desenvolver, fabricar e certificar sistemas e dispositivos de saúde.

“Com atuação em Portugal, a Atlantis internacionaliza o desenvolvimento de soluções na área da saúde e promove o intercâmbio entre as instituições dos dois países, conquistando espaço para que, no futuro, venha a introduzir o seu portfólio de produtos no mercado europeu”, explica o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

O 4LifeLab realizou sua primeira reunião de associados no dia 29 de setembro no Porto, em Portugal. O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz e membro do Conselho de Administração do IBMP, Mario Moreira, esteve no evento e destaca que o 4LifeLab “trata-se de uma inovação organizacional que insere o IBMP, parte do sistema de C&T da Fiocruz, no ecossistema português de inovação, abrindo portas para importantes cooperações tecnológicas com organizações daquele país para desenvolvimento de produtos e dispositivos para saúde de interesse de ambos os países”, afirma.

As instituições que integram o 4LifeLAB são:  o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ),  Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos (CeiiA), o 2CA-Braga (Centro Clínico Acadêmico de Braga), Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), o Fraunhofer Portugal AICOS, Grupo TMG,  Wise Healthcare Solutions (WiseHS) e o IBMP/Atlantis- Tecnologias em Saúde.

O 4LifeLab realizou sua primeira reunião de associados no dia 29 de setembro em Matosinhos, Portugal.

“Este projeto colaborativo representa uma excelente estratégia para posicionar Portugal na vanguarda da tecnologia e inovação em saúde em várias dimensões, fruto da equipe multidisciplinar envolvida, dos projetos já em curso e da mais valia para profissionais de saúde e para a sociedade em geral”, destaca Francisco Serdoura, médico do CHUSJ e presidente da Direção Executiva do 4LifeLAB.

×