IBMP

Fique por dentro

Parceria Brasil - Portugal na área da Saúde é apresentada em Fórum Empresarial no Porto

O Fórum Empresarial Portugal Brasil, realizado nesta segunda-feira (24/04), no Porto em Portugal, reuniu mais de 100 empresários portugueses e brasileiros, ministros e parlamentares e contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O encontro serviu para estreitar laços entre os dois países nos campos da ciência e tecnologia, fomentando investimentos nas áreas de saúde, energias renováveis, tecnologia da informação e aeronáutica.

O Fórum foi realizado na sede do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos (CEiiA), a renomada instituição portuguesa que também é parceira do IBMP e da Fiocruz na constituição do Laboratório Colaborativo 4LifeLab, do qual faz parte a empresa Atlantis – Tecnologias em Saúde, subsidiária do IBMP com sede no Porto – Portugal.

Acompanhado da ministra da Saúde, Nisia Trindade, do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e da gerente do IBMP e da Atlantis, Raquel Souza, o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa discursou em nome das instituições brasileiras da área da Saúde.

Barbosa apresentou a parceria estabelecida em 2022 entre Brasil e Portugal, com a constituição do 4LifeLab, contextualizou a organização da área de Saúde no Brasil, a importância do SUS, as novas políticas para o desenvolvimento tecnológico e industrial em saúde no Brasil e destacou a importância e necessidade de investimentos no país, visando diminuir a dependência nacional de produtos e insumos importados. “O IBMP é uma instituição do Sistema Fiocruz que visa desenvolver e produzir soluções para a Saúde que supram essas demandas, e por isso, firmou parcerias estratégicas também em Portugal”, afirmou o diretor-presidente do IBMP.

O 4LifeLAB é uma associação sem fins lucrativos formada por empresas, hospitais e universidades, que unem excelência e inovação em ciência, medicina, engenharia e indústria para desenvolver, fabricar e certificar sistemas e dispositivos de saúde. Além da Atlantis e do CEiiA, também  integram o laboratório colaborativo 4LifeLAB,  outras seis instituições portuguesas: Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ),   o 2CA-Braga (Centro Clínico Acadêmico de Braga), Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), o Fraunhofer Portugal AICOS, Grupo TMG, e  Wise Healthcare Solutions (WiseHS)

O Fórum Empresarial ainda foi o palco da celebração de acordos internacionais, como o sucesso do projeto do cargueiro militar KC390 da Embraer em parceria com CEiiA e a força aérea portuguesa e  promoveu interações empresariais e institucionais dos dois países com o objetivo de fortalecer as parcerias em diversas áreas de interesse comum.

×