IBMP

Fique por dentro

Pesquisadores da Fiocruz apresentam ideias inovadoras

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de sua Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), promoveu um novo evento na instituição, o Café com Inovação, no campus Manguinhos, no último 5 de dezembro. O foco do encontro, que reuniu pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz, foi incentivar a geração de conhecimento em saúde, com foco na aplicabilidade das ideias e solução de problemas.

Para o vice-presidente de Pesquisa e Inovação em Saúde, Marco Krieger, a Fundação tem muitas iniciativas de ciência e tecnologia, que precisam ser articuladas para que rendam benefícios para a instituição, para os pesquisadores e para a população. “O desafio é montar a cadeia de inovação, é um novo formato de trabalho em conjunto que estamos iniciando”, explica Krieger.

O formato do Café com Inovação consiste em apresentações curtas sobre tecnologias inovadoras, sejam elas de diagnóstico, desenvolvimento de medicamentos, biofármacos ou de processos e insumos para pesquisas. Foram cerca de 20 nesta primeira edição. Um grupo de especialistas da Fiocruz, pensando na viabilidade de produção e potencial da ideia, avaliava os projetos apresentados para dar um retorno aos pesquisadores.

“Vamos criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento interno de projetos de inovação tecnológica, sem esquecer de incentivar o caráter empreendedor dos nossos pesquisadores”, disse Krieger. O Café com Inovação foi a primeira reunião deste tipo na Fiocruz, já estão previstos novos encontros no início do próximo ano, mais focados na questão do empreendedorismo.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias, 06/12/2018

×