IBMP

Tire suas dúvidas

FAQ

Reservamos esse espaço para responder algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao Teste Rápido COVID Ag.

Ligue para o SAC: 0800 400 4267 ou envie e-mail para sac@ibmp.org.br para registro, investigação causa e/ou reposição kit.

O prazo ideal para coleta é de 3 a 7 dias após o início dos sintomas. Porém o teste pode ser utilizado em pacientes assintomáticos como forma de triagem.

Qualquer reação de teste, mesmo que fraca, é considerada TESTE POSITIVO.

Caso o teste seja reagente, a linha controle pode ficar mais fraca. Mas caso o teste seja não reagente e a linha controle ficou fraca, faça um novo teste.

Sempre que o profissional tiver dúvida quanto ao resultado do teste, faça o teste novamente. Caso no segundo teste permaneça com dúvidas, indicamos realizar o teste RT-PCR, que continua sendo o padrão ouro para diagnóstico da COVID-19.

Nunca realizar a leitura dos testes após o período recomendado. Você pode ter  um resultado falso positivo.

O kit é composto por insumos intermediários e o insumo de menor validade limita e determina a validade deste lote. Este procedimento assegura que todos os componentes (ex: frasco de tampão de corrida, cassetes, swab, etc.) que formam um Kit completo sejam utilizados dentro do prazo de validade.

Dê preferência por retirar o suporte da embalagem no momento do uso. Umidade pode reduzir a estabilidade dos reagentes.

O Kit deve ser utilizado apenas com amostras frescas. No entanto, em casos excepcionais, as amostras podem ficar até 1hora após a coleta em temperatura ambiente ou 4 horas em geladeira no frasco contendo tampão sem perda de sensibilidade.

O kit deve ser utilizado para amostras de swab de nasofaringe ou swab nasal.

Nunca devemos misturar os componentes de um kit com outro, mesmo que sejam do mesmo fabricante, e nem componentes de lotes diferentes.

Algumas situações podem acarretar testes falso positivos, por isso todas as recomendações do teste devem ser seguidas.

Por exemplo:  Abertura do dispositivo antes do momento recomendado;  Leitura do teste após o tempo recomendado

×