Fique por dentro
A Prefeitura de Guaratuba iniciou nesta terça-feira (20/07) a testagem inteligente de sua comunidade escolar com o Teste Rápido Covid Ag desenvolvido e produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Durante 3 meses, serão testados professores, funcionários e alunos de forma aleatória.
Serão realizados 10 mil testes rápidos e a prefeitura de Guaratuba usará o aplicativo “Dados do Bem” para identificar e monitorar o contágio. Através do aplicativo, a pessoa realiza uma autoavaliação. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, a pessoa receberá pelo aplicativo um QRCode com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde.
O diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa, esteve na cidade para o lançamento da campanha e reforçou a importância da testagem em massa para identificação de novos casos e controle da transmissão do vírus. “A pandemia não é apenas uma responsabilidade da Saúde, é uma demanda da sociedade como um todo. A vacina ajudará a reduzir os casos graves e as mortes, mas a testagem inteligente massiva agrega no rastreamento das novas infecções”, afirmou.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou que este é um momento especial. “É evidente que com a testagem ampliada a população ganha um cuidado ainda maior na área da saúde, e no combate da pandemia. Quando testamos o maior número de pessoas evitamos que o vírus se espalhe mais rapidamente, e assim salvamos vidas”, disse.
Para o secretário da Saúde, Gabriel Modesto, o aplicativo e a testagem ampliada são iniciativas que agregam força ao combate da pandemia e colocam o município na direção para a retomada econômica. Já a secretária da Educação, Fernanda Monteiro ressaltou que “a testagem em massa dos servidores da Educação confere segurança para os profissionais que estão nas escolas e para as famílias que lá deixarão seus filhos”.
Além da testagem rápida, o Prefeitura de Guaratuba firmou outra parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), permitindo ampliar a capacidade de testagem da Covid-19 com testes do tipo RT-PCR na cidade.
A estratégia é realizar a testagem de todos os contatos de pacientes positivos, independente do contato estar sintomático, o que além de permitir iniciar o tratamento e monitoramento de maneira imediata, também isola aqueles que tenham contraído o vírus, evitando que mais pessoas sejam infectadas. Outra novidade é que através da parceria, o resultado do teste RT-PCR que antes levava em média de 3 a 4 dias, agora tem o resultado em menos de 24 horas, permitindo ampliar as ações de rastreio.
Estiveram presentes no lançamento:
*Com informações da Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guaratuba.