IBMP

Fique por dentro

IBMP homenageia pesquisadores brasileiros pela contribuição científica no desenvolvimento de seus produtos

Seis pesquisadores de renomadas instituições de pesquisa brasileiras foram homenageados pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) pela importante contribuição científica no desenvolvimento dos kits para diagnóstico de Zika, Dengue e Chikungunya (ZDC), Febre Amarela, Tracoma, Covid-19, Malária e Hanseníase e do teste rápido de antígeno para Covid.

Cada pesquisador recebeu uma placa de homenagem com um exemplar do teste que ajudou a desenvolver. Esta foi a maneira encontrada pelo IBMP para comunicá-los de que as contribuições deles resultaram em produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de que servirão para o diagnóstico precoce de milhares de brasileiros acometidos por estas doenças.

Confira os homenageados:

Kit Biomol ZDC – Dra. Irina Nastassja Riediger, do Lacen-PR;

Kit Biomol Febre Amarela – Dra. Anna Bispo de Fillips, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz;

Kit Nat Tracoma – Dra. Joana da Felicidade Ribeiro, do Instituto Evandro Chagas (IEC);

Kit Biomol OneStep Covid-19 – Dra. Irina Nastassja Riediger, do Lacen-PR;

Kit Biomol Malária – Dr. Dhélio Batista Ferreira, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia;

Kit Nat Hanseníase – Dr. Milton Ozório Moraes, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz;

Teste Rápido Covid Ag – Lucia Helena Viero Albino Waltrick, coordenadora do drive thru de testagem do Complexo Hospitalar do Trabalhador. 

Para o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do IBMP, Fabricio K. Marchini, sem o apoio científico destes pesquisadores o desenvolvimento destes produtos não seria possível, pois além do auxílio técnico, eles enviaram ao IBMP amostras clínicas para que fossem feitos os primeiros testes em laboratório. “Gostaríamos de reunir todos num grande evento, mas com a pandemia de Covid-19 isso se tornou inviável, então optamos por enviar a homenagem para o local de trabalho de cada pesquisador, para que ele pudesse compartilhar o reconhecimento com a sua equipe”, explica Fabricio. 

Junto com as homenagens, o IBMP enviou cartas de agradecimento às Instituições Científicas, como forma de reforçar a importância destas parcerias.

×